Palavra do Presidente

Amigo caminhoneiro autônomo, desde 1999 foi arquivado a inscrição antiga do R.T.B., pois se tratava necessário uma documentação complexa e inadequada e, anos depois surgiu a ANTT e então depois de muitos ajustes o registro no R.N.T.R.C. tudo com mais praticidade, sem burocracia e também com a finalidade de tirar os especuladores do meio desta laboriosa categoria, que são os caminhoneiros autônomos.

Depois de muita luta pelos sindicatos e federações de caminhoneiros autônomos, começaram as conquistas: 1º a facilidade de fazer o cadastro do R.N.T.R.C., 2º a LEI 11.442 que hoje dá direito a estadias amparadas por lei, 3º a tão discutida conta frete – vale pedágio – financiamento pró-caminhoneiro, que possibilita o caminhoneiro de realizar o sonho de ter um caminhão novo.

Bem falei só de algumas conquistas, mas muito temos que amassar chão, temos que acabar com muitos abusos que infernizam a vida do caminhoneiro, bem como entre eixo nas balanças – pagar pedágios com eixo erguido – indústria de multas – motorista não é, e não devera ser carregador e amarrador de cargas, motorista é motorista e se o autônomo paga Sest-Senat, INSS, imposto de renda dos fretes, ICMS, terá que ter direito ao 13º férias, fundo de garantia entre outros. Temos muito que andar para chegarmos ao que precisamos conquistar, nós os sindicatos legítimos e federações estamos trabalhando com seriedade na representação da nossa classe.

Falo como caminhoneiro que fui por 33 anos, digo ainda as cargas por muitos e muitos anos terão que chegar ao seu destino em cima de caminhões.

Deixo aqui o meu abraço a todos os amigos caminhoneiros!

Francisco Biazotto

Email: presidente@sindicamsc.com.br